sábado, 16 de novembro de 2013

Verdade ou mito? Saiba quais os melhores truques caseiros

A beleza sempre foi muito importante para as mulheres. Há séculos que as mulheres procuram métodos diferentes para ficarem ainda mais bonitas. Com o mercado da beleza a evoluir cada vez mais, evoluem também os preços dos cosméticos que prometem milagres, mas em tempos de crise as mulheres querem mesmo soluções práticas e baratas. Desde pequenas que ouvimos os truques infalíveis de beleza das nossas mães e avós, mas será que hoje em dia essas dicas ainda são válidas? Será que hoje em dia as regras se inverteram ou não? Para as mulheres que adoram novidades e informações sobre beleza este artigo é essencial para saber se os truques que ouviram desde sempre são de facto verdade ou mito.


Cortar o cabelo todos os meses acelera o seu crescimento?
Mito. O corte serve apenas para retirar as pontas mais danificadas. Está cientificamente provado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm por mês, independentemente do corte.
A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis?
Verdade. Na realidade, a água muito quente é que estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode levar à queda de cabelo. Mas a água fria ajuda a fechar as cutículas, evidenciando o brilho dos fios e diminuindo a oleosidade.
Lavar os cabelos diariamente causa queda?
Mito. É uma dúvida frequente para quem tem cabelos oleosos e, neste caso devem mesmo ser lavados todos os dias, com o champô adequado. De qualquer maneira, os cabelos que caem na lavagem, cairiam naturalmente, pois já se encontravam em fase de queda.
Dormir com os cabelos molhados prejudica a raíz?
Verdade. A humidade associada ao abafamento e calor provocado pela almofada pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios. Nesse caso, um dermatologista pode resolver o problema.
Água quente estraga os cabelos?
Verdade. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em cabelos frisados. Os cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.
Tomar banho frio mantém o bronzeado?
Verdade. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem a contração dos vasos sanguíneos os banhos frios conservam mais o bronzeado.
Pasta de dentes ajuda a curar o acne?
Depende. Bem, sim e não. A pasta de dentes tem ingredientes ativos, tais como o mentol e outros que podem ajudar a secar o acne. Mas os mesmos ingredientes podem também irritar a pele, a verdade é que a pasta de dentes não foi feita para colocar na pele, o melhor é usar um creme próprio.
Clara de ovo deixa o rosto mais firme?
Verdade. A clara do ovo é rica em albumina e tem um efeito tensor, o que deixa a pele mais lisa e firme. A máscara com clara de ovo é indicada principalmente para peles oleosas.
Rodelas de pepino geladas amenizam olheiras?
Verdade. Rodelas de pepino geladas podem amenizar temporariamente olheiras, por conta da constrição dos vasos da região que a temperatura baixa causa. Mas o resultado poderia ser obtido também com compressas de água gelada ou chá de camomila gelado.
O óleo de amêndoas fortalece as unhas?
Mito. O óleo de amêndoas doces tem uma ação hidratante. Por isso, as unhas quebram menos e fica com a impressão que elas estão mais fortes.
Depilar com lâmina engrossa os pelos?
Mito. Temos esta impressão porque o pelo é cortado no meio da haste (que é um local onde o pelo é mais grosso). O modo de depilar não interfere na característica do pelo. Se assim fosse para as pessoas que sofrem de queda de cabelo bastaria passar uma gillette e o problema ficaria resolvido. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pelos tendem a diminuir com o tempo porque o facto dos pelos serem puxados pela raíz faz com que os mesmos enfraqueçam.
Óleo de amêndoas doces previne as estrias?
Verdade. Este óleo é altamente hidratante e ajuda na elasticidade da pele evitando as ruturas no tecido que causam as tão indesejáveis marcas brancas e vermelhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário